terça-feira, 9 de junho de 2009

ARTEsanato

Em um curso de desenho que fiz há algum tempo, o professor em uma conversa nos colocou que artesanato não é classificado como arte... Embora ele tenha nos confidenciado não ser da mesma opinião... Confesso que me questiono ainda sobre este fato, e pensei que talvez nos dias de hoje já tivesse ocorrido alguma mudança, mas consultando aqui e ali descobri que este conceito ainda permanece!
Talvez minha opinião não deva ser levada em conta, já que não tenho formação em arte, mas apenas uma grande curiosidade sobre o tema, porém me questiono como pode ser assim pois é no artesanato que encontramos impressões culturais, históricas, religiosas sobre regiões, comunidades, povoados, tribos... encontramos características únicas e próprias de cada povo!
Então me ocorreu uma possibilidade: o artesanato não é classificado como arte pois não se limita à uma classe ou época, é mais amplo que isto, conseguindo ultrapassar fazes e tendências!

Um comentário:

  1. Interessante este ponto de vista de que artesanato não é arte!!! Nunca havia pensado sobre esta possibilidade pois para mim todo artesão é um artista.

    ResponderExcluir